Início Destaque Hospital Regional de Picos investe em melhorias para formação de estudantes

Hospital Regional de Picos investe em melhorias para formação de estudantes

Patricia Batista - Foto: Fabrício Sousa

ENTREVISTA: Patrícia Batista – Diretora do Hospital Regional Justino Luz

A médica Patrícia Maria Santos Batista, diretora geral do Hospital Regional Justino Luz, considerada a principal referência em atendimento de urgência e emergência na região Centro-Sul do Piauí, elencou avanços que a unidade alcançou ao longo dos últimos seis meses – período em que assumiu o comando do hospital.

Segundo a médica, apesar das dificuldades enfrentadas, uma das conquistas mais celebradas pela direção foi a inauguração recente de dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a reforma e ampliação de toda a estrutura física do bloco onde foram instalados, bem como aquisição e instalação de equipamentos instrumentais e cirúrgicos da unidade. “É uma UTI que tem dado uma resposta espetacular, era uma coisa que a gente queria e sonhava dentro de Picos”, comenta.

A direção trabalha ainda na conclusão de outros pontos de atendimento especializado dentro do Justino Luz, como a Casa de Parto Normal e a Casa da Gestante, além das reformas do SPA, da Ala A e do Centro Cirúrgico.

Mas apesar das boas notícias, uma das dificuldades enfrentadas pela direção atualmente ainda é o atendimento ao público. Nesta semana, reportagem divulgada pela Rádio Grande FM – afiliada Meio Norte na cidade de Picos – mostrou uma recepção lotada de pacientes que aguardaram mais de quatro horas até serem atendidas por um dos médicos plantonistas do dia. Nesse ponto, a médica Patrícia Batista lembra que a gestão moderna exige a mudança nos processos de trabalho.

Para melhorar a efetividade no cuidado dos pacientes, o hospital investiu também no Núcleo Interno de Regulação, que funciona 24 horas por dia fazendo o mapeamento dos pacientes que precisam ser transferidos, além disso, o hospital também se prepara para receber pacientes de outros municípios da região. “Estamos fazendo a organização desse fluxo”, explica Batista. Uma coordenação de regulação é a responsável pelo trabalho.

Todo o investimento realizado no Justino Luz tem como foco indireto – além da melhoria do serviço prestado à população – a expansão da qualidade do ensino. A unidade é o principal laboratório de aulas práticas de cursos da área da saúde de universidades e faculdades da região. “Ele é o grande cenário de prática para os próximos profissionais de saúde que nós vamos ter aqui na região”, avalia Patrícia.